"SEJAM BEM VINDOS"

Blogger Mata Preservada.
Autores: Mychael, Ana Laura, Caio César, Silas, Safyra e Nayara.
Terceiro Laranja.
Aqui você encontra o excencial , da rica história da Mata das Arauárias.

Mata das Araucárias

Mata das Araucárias
Presente em Seis Países Dentre eles o BRASIL.

quarta-feira, abril 28, 2010

PINHEIROS DO PARANÁ À BEIRA DA EXTINÇÃO

A história da araucária, ou pinheiro-do-paraná (Araucária angustifolia), pode ter um triste fim com a extinção da espécie em menos de um século de exploração predatória. Inseridas no domínio da Mata Atlântica e classificadas cientificamente como Floresta Ombrófila Mista, as florestas de araucárias ocorriam originalmente numa área contínua na região compreendida entre os estados do Rio Grande do Sul e Paraná, com manchas em São Paulo e Minas Gerais. Atualmente estão reduzidas a aproximadamente 1,2% da área original.

Estudos revelam a existência de nove variedades de araucárias ocorrendo em diferentes associações com espécies vegetais de grande importância econômica, como a imbuia, a canela lageana, o pinheiro-bravo, a canela sassafrás e a erva-mate. Esta última também tem valor ambiental, pois é explorada no sub-bosque da floresta.

Atualmente, do pouco que restou das matas de araucárias, apenas 40.774 hectares encontram-se legalmente protegidos em 17 Unidades de Conservação, perfazendo um total de 0,22% da área original.

2 comentários:

  1. Obrigada pelas informações postadas no Blog. Serviram para orientar um trabalho escolar que meu filho está fazendo. Parabéns e continuem nos informando. Abraços, Sílvia

    ResponderExcluir