"SEJAM BEM VINDOS"

Blogger Mata Preservada.
Autores: Mychael, Ana Laura, Caio César, Silas, Safyra e Nayara.
Terceiro Laranja.
Aqui você encontra o excencial , da rica história da Mata das Arauárias.

Mata das Araucárias

Mata das Araucárias
Presente em Seis Países Dentre eles o BRASIL.

quarta-feira, abril 28, 2010

CARACTERÍSTICAS GERAIS

A presença da mata de Araucária, sem dúvida, é o elemento que mais se distingue na fitofisionomia do Sul do Brasil. Ela se encontra ao longo do Planalto Meridional, nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. De modo geral pode-se dizer que seu aparecimento se acha ligado ao clima, que é condicionado pelo relevo e pela altitude.

Os planaltos constituem o seu habitat por excelência, sendo evitados os vales dos grandes rios. Essa região caracteriza-se por alto índice pluviométrico e por temperaturas moderadas. Para a Mata de Araucária, o solo não parece ser um fator primordialmente limitante, pois esta ocorre nos mais variados tipos de solos. Geralmente a quantidade de húmus no solo é muito grande. A araucária tem preferência por lençóis freáticos pouco profundos.

O pinheiro tem extrato arbóreo homogêneo, as folhas são muito agudas e sésseis. A árvore pode ter até 25 metros de altura e o tronco até 2 metros de diâmetro. Essa mata subtropical está associada à epífitas, palmeiras e samambaias.

Um comentário: